
Felicidade Interna Bruta (FIB)
Distintos leitores, amigos e colegas, irmãos e irmãs!
É com renovada alegria que volto escrever em meu blog... e venho com um assunto gostoso de se falar e muito atual: FELICIDADE. Para começar vou falar um pouco do que é a FIB e depois algumas ações concretas...
O conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) nasceu em 1972, em um pequeno país do Himalaia, quando o rei questionou se o Produto Interno Bruto (PIB) seria o melhor índice para designar o desenvolvimento de uma nação. Desde então, o reino do Butão começou a praticar esse conceito e atrair a atenção do resto do mundo com a sua nova fórmula para o cálculo de riqueza de um país, que considera outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Através dos quatro pilares da FIB, economia, cultura, meio ambiente e boa governança, derivam-se 9 domínios de onde são extraídos indicadores para que a “Felicidade” de uma nação seja avaliada:
Bem-estar psicológico; Meio Ambiente; Saúde; Educação; Cultura; Padrão de vida; Uso do tempo; Vitalidade Comunitária; Boa Governança.
“... quaisquer que sejam as metas que tenhamos – e não importa o quanto essas metas mudem neste cambiante mundo – em última instância, sem paz, segurança, e felicidade, nada temos. Essa é a essência da filosofia da Felicidade Interna Bruta.” (rei de Butão).
Assim podemos perceber que a FIB é uma medida qualitativa e não medida quantitativa, e está baseada na verdadeira sabedoria das pessoas. É de enfoque da FIB a busca do senso de comunidade, uma solidariedade entre as pessoas.
Com isso, buscamos um desenvolvimento sustentável, o qual se realiza com o equilíbrio.
É da natureza humana buscar a felicidade, então porque eu busco tantas outras coisas que nem sempre trazem a verdadeira felicidade?
Uma pesquisa mostra que a riqueza dos Estados Unidos aumentou dramaticamente, porém a felicidade baixou... mais dinheiro e mais tristes...
Fica a pergunta: Será que MAIS é realmente MELHOR?
Ler mais sobre isso:
http://felicidadeinternabruta.blogspot.com/
Esse tema vai longe.............................
Obrigado pela paciência, Pedro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário