
São Francisco nunca foi um pensador, ele foi um cantor, foi um poeta! Depois do encontro que fez com Cristo, Francisco viveu eternamente embriagado pela música divina. Quando estava entusiasmado, Francisco falava alegremente e cantava as obras divinas presentes em sua vida e na vida da natureza.
Para São Francisco o ser cristão não era uma carga, mas um dom, uma graça de Deus. Ele tinha uma alegria imensa de ser discípulo e servo do grande Rei, pois ele tinha claro que Jesus venceu o pecado e a morte e nos deu a vida em plenitude. Desejava ardentemente que a alegria da boa nova do amor de Deus chegasse a todos que estavam ao seu redor. Para Francisco o melhor presente que recebeu foi encontrar e conhecer Cristo ressuscitado, e sua maior alegria foi fazer que esse Cristo fosse conhecido pelo mundo todo através de suas obras de amor e mansas palavras.
A sua vida era envolta por uma atmosfera de alegria. Ele era feliz e se esforçava em dar felicidade aos outros, comunicava esta sua alegria a quem encontrava. O segredo de toda essa alegria está em sua fecunda vida de oração. Pois encontrava no diálogo com Deus o aconchego de sua alma e o consolo nas dificuldades de sua vida.
A vida deste mensageiro da alegria se conclui com o maravilhoso “Cântico do Irmão Sol”, no qual revela o fascínio da criação e exprime a gratuidade de sentir-se irmão de tudo aquilo que o “Altíssimo, Onipotente e Bom Senhor” deu a ele e a todo homem deste mundo.
Pedro Debarba
São Francisco de Assis foi, é, e será um exemplo de cristão. Um ícone para todos os tempos. Francisco entendeu bem a proposta de Jesus, e viveu um cristianismo autêntico. O verdadeiro cristianismo é o cristianismo da auteridade, do amor, do perdão e da misericórdia, entre outras coisas...Diferente desse cristianismo que está circulando por aí nos dias de hoje.
ResponderExcluirParabéns Frei Uma excelente reflexão.
(Meu nome é Austri junior - amigo da Irmã Marilza Aquino - estou seguindo oseu blog)
Que lindo Frei é por isso que ele apaixona jovens,homens e mulheres com toda essa plenitude de viver pra o Cristo.
ResponderExcluirSimplesmente maravilhoso!
ResponderExcluirPaz e Bem!