sábado, 3 de setembro de 2011

Pensar a Criação como Jogo, ÚLTIMA PARTE "a desordem do lúdico"

(Final do artigo, anteriores: Parte 1 e Parte 2)
O livro da Sabedoria propõe uma característica da noção de jogo, na qual Deus joga com a mobilidade dos elementos do mundo em prol a salvação dos justos. Nesse jogo divino está o convite para que o ser humano não se deixe escravizar no uso dos elementos mundanos.
Para o ser humano, é permanente a tentação de divinizar a harmonia cósmica, de projetar em Deus a imagem de perfeição que ele experimenta a partir da contemplação dessa harmonia. Mas, a ideia de jogo vem para ajudar, ela traz uma dimensão anti-idolátrica da criação.
Há um logos, uma lógica da criação. Ela é marcada por um conjunto de delimitações, necessárias para impedir o retorno à confusão caótica. Essas delimitações permitem o conhecimento do universo como cosmos, totalidade ordenada. Mas o espírito humano tende, sempre, a sistematizá-las para melhor assegurar seu controle e manipulá-las à sua maneira. Em razão de sua associação com o riso, o jogo exerce uma ironia salutar em contraposição a essa idolatria da lei. Romper o que essas delimitações têm de artificial permite que entremos, mais livremente, no jogo da criação.
"A atividade criadora divina é vista, essencialmente, como ordenamento das coisas em um conjunto coerente, cuja estrutura fundamental a inteligência humana pode descobrir, com o auxílio dos procedimentos da ciência. O teólogo admite que fundamento último continua sendo sempre ‘misterioso’, ou seja, fora do alcance da inteligência humana. Mas esse reconhecimento dos limites da ciência é praticamente recoberto pelos sucessos dessa iniciativa". (EUVÉ, 2006,  p. 201).
A atividade lúdica caracteriza-se pela recusa de sujeição a uma ordem do mundo rapidamente considerada necessária, na medida em que se limita a fazer a apologia de uma espontaneidade caótica. Essa atitude se recusa a idolatrar aquilo que o espírito humano percebe como lei da natureza.
Essa atividade lúdica trata-se do ambiente excepcional do treinamento da engenhosidade, no qual o espírito, e assim livres das amarras da necessidade, trabalha livremente e para seu peculiar prazer. Toda essa dimensão é oferecida ao ser humano quando está se buscando compreender o conceito de jogo nessa magnífica criação. Dessa forma, o conceito de jogo tomado no seu sentido originário fecunda e dá vida a todo esse modo radical e complexo de pensamento.

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