sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Sudário dobrado (enrolado) dentro do túmulo vazio de Jesus!

Significados:
Sudário enrolado (dobrado). João 20,6-7
 - Em primeiro lugar, a maneira que o túmulo foi deixado, “não poderia ser obra humana e que Jesus não havia simplesmente retornado à vida terrestre, como aconteceu com Lázaro” (CIC 640). Significando que Jesus não precisa mais desses panos, diferente de Lázaro (Jo 11,44) que saiu do sepulcro com as vestes mortuárias. Jesus ressuscitado não morre mais; sua ressurreição é vitória sobre a morte. Era para quebrar a mentira criada pelos romanos que o corpo de Jesus tinha sido roubado. Qual ladrão entraria no sepulcro, roubaria o corpo e teria um cuidado todo especial em dobrar os panos que envolviam o corpo de Jesus? Primeiro que levariam os panos juntos, mas se não quisessem levar os panos eles iriam deixar jogados, pois tudo seria feito às pressas. Então, Pedro e João, ao verem os panos já se dão conta que Jesus tinha ressuscitado. Esse fato realça a fé deles.
 - Outro significado, esse mais profundo, é que nos costumes judaicos os panos dobrados era um sinal entre o senhor e seus servos. Os servos sempre ficavam atentos a tudo o que seus patrões faziam, e queriam atender da melhor maneira possível. Sendo assim, quando se faziam as refeições, os servos colocavam os panos, lenços, dobrados sobre a mesa para que o seu patrão limpasse as mãos e tal. Caso o senhor saísse da mesa e deixasse os panos dobrados significa que ele ainda não tinha terminado a refeição e que voltaria. Caso o senhor tivesse deixado os panos todos bagunçados, ou seja, tinha usado para limpar-se, queria dizer que tinha finalizado a refeição e que os servos poderiam retirar a mesa. Com esse gesto simples, Jesus deixa uma mensagem: “A morte não foi o fim, eu venci, estou vivo”.
- Temos também outro significado importante, que é a questão das leis judaicas e costumes judaicos, sobre os quais Jesus sempre frisou que não veio para revogar a antiga lei, mas sim, dar pleno cumprimento a ela (Mateus 5,17-18). E um costume, usado pelo povo judeu, até hoje, é sepultar os corpos envolvendo-os em panos. Jesus foi sepultado nos costumes judaicos, envolvido em panos. Dessa forma, Jesus não joga de qualquer jeito os panos (os costumes judaicos) mas os dobra cuidadosamente para significar que agora temos coisas novas, é uma nova e eterna aliança. Jesus cumpriu a Lei, mas por causa do “zelo” que os religiosos da época tinham para com a Lei, Ele foi morto sob acusação de blasfêmia. Mas Jesus dá pleno cumprimento da Lei e a supera, ressuscita. Jesus deixa ali no sepulcro os motivos que o levaram à morte e segue em frente, reafirmando que o perdão foi dado a quem O matou.

Pedro Debarba - Teólogo Católico

Nenhum comentário:

Postar um comentário